Fique por dentro do que acontece com o seu Plano e na EnergisaPrev

Transparência é um dos pilares da EnergisaPrev. Afinal, é nosso dever informar sobre o que é feito com as suas contribuições em prol da sua aposentadoria. Aqui acesse Notícias, as versões digitais do informativo impresso EnergisaPrev Notícias e também o nosso boletim eletrônico PrevNews, com os resultados mensais dos investimentos do seu Plano.

Notícias

EnergisaPrev resiste em meio à profunda crise econômica gerada pela Covid-19

Publicado em: 04/05/2020

Os planos de benefícios da EnergisaPrev têm resistido bem à crise econômica acarretada pela pandemia do novo coronavírus. Uma recente pesquisa feita com 119 Entidades Fechadas de Previdência Complementar e 266 planos de grande relevância no Brasil, constatou o que já era uma realidade: as carteiras estão sofrendo grande impacto em seus rendimentos, assim como todo o mercado financeiro – nacional e internacional.

Apesar do grande impacto negativo na rentabilidade dos Planos de todas as entidades da amostra, a pesquisa manifesta o grande trabalho da Fundação Energisa de Previdência, que conseguiu entregar rentabilidade média bastante acima das demais.

Até 31 de março, os planos de Benefício Definido apresentaram retorno de +0,33% no ano. A pesquisa, feita pela consultoria Aditus, mostrou o que o retorno médio do mesmo período foi de -1,48%. Nos planos de Contribuição Variável, o retorno médio da Entidade foi de -0,22% frente à -3,82% pela mediana das entidades no exercício de 2020. Tais números mostram o trabalho e enorme dedicação da EnergisaPrev, reforçados, ainda, quando considerado que a Fundação administra nada menos que 15 planos de previdência nas três diferentes modalidades.

Os planos de Contribuição Definida da EnergisaPrev foram os únicos que sofreram um pouco mais, ainda que naturalmente – devido à sua característica de maior aporte em ativos de renda variável com maior risco. Nesses, apesar de maior queda, ainda apresentam rentabilidade dentro do índice apresentado pela pesquisa. No exercício de 2020, os planos da Fundação tiveram retorno de -5,47% perante a média de -5,27% das fundações.

É importante ressaltar que o grande impacto sofrido pela distribuição em renda variável não é permanente. Isso porque, quando uma grande queda ocorre nesse segmento, o retorno e estabilização também apresentam resposta mais rápida que os ativos em renda fixa, por exemplo. Ainda, ao considerar a finalidade da previdência e seu propósito de investimento de longo prazo (com rentabilidades acumuladas por mais de 20 anos), esses números trazem impactos quase imperceptíveis em sua aposentadoria.

O grande controle nos retornos apresentados pela EnergisaPrev asseguram o seu compromisso em entregar benefícios com rentabilidade, qualidade e de oferecer um futuro com muito mais segurança e bem-estar a você, participante, e à sua família!