Fique por dentro do que acontece com o seu Plano e na EnergisaPrev

Transparência é um dos pilares da EnergisaPrev. Afinal, é nosso dever informar sobre o que é feito com as suas contribuições em prol da sua aposentadoria. Aqui acesse Notícias, as versões digitais do informativo impresso EnergisaPrev Notícias e também o nosso boletim eletrônico PrevNews, com os resultados mensais dos investimentos do seu Plano.

Notícias

Entenda o equacionamento de déficit dos Planos Cemat BD-I, Elétrica BD-I e Funasa BD-I – Exercício de 2019

Publicado em: 23/12/2020

Os Planos de Benefícios Cemat BD-I, Elétricas BD-I e Funasa BD-I, apresentaram desequilíbrio financeiro e atuarial, mais uma vez.

Quando o plano se encontra com desequilíbrio financeiro, deficitário, significa que as reservas constituídas são insuficientes para fazer frente ao pagamento vitalício dos benefícios assegurados pelos Planos.

A situação ocasionou a necessidade de equacionamento – que, além de obrigatório pela legislação, é essencial para preservar a saúde financeira dos Planos e a continuidade do pagamento dos benefícios de aposentadorias e pensões.

A EnergisaPrev tem buscado a solução que representa o menor ônus possível para os participantes ativos, autopatrocinados, assistidos e patrocinadoras desses Planos. Então, em dezembro de 2020, o Conselho Deliberativo da EnergisaPrev aprovou os Estudos de Equacionamento do Déficit Técnico – Exercício de 2019, elaborado pelo atuário responsável e que estabelece as contribuições extraordinárias para equilibrá-los, com início do pagamento a partir do mês de janeiro de 2021.

Para entender melhor, consulte o estudo de equacionamento de cada Plano de Benefícios, a seguir:

Plano Cemat BD-I

Plano Elétricas BD-I

Plano Funasa BD-I

ATENÇÃO: é importante reforçar que déficit não significa prejuízo, mas sim um desequilíbrio entre o patrimônio (acumulado com as contribuições dos participantes e da patrocinadora mais a rentabilidade dos investimentos) e a previsão do montante necessário para o pagamento dos benefícios no futuro. Ele ocorre por situações diversas que podem ser estruturais (quando informações utilizadas para fins de estimativas não refletem com precisão a realidade do plano) e/ou conjunturais (devido ao cenário macroeconômico de determinado período).

Em caso de dúvidas, utilize nossos canais de Relacionamento:
– E-mail: faleconosco@energisaprev.com.br
– Telefone: 0800 372 7738 (Use também pelo WhatsApp!)